news


(20-03-2015) 

Curso Internacional


Professor Israel Chilvarquer realiza curso internacional intitulado Estado del Arte de la Imagenologia del Siglo XXI. O curso ocorre na Universidad Científica Del Sur no Peru.



(08-03-2015) 


Dia Internacional da Mulher


A Equipe Indor parabeniza todas as mulheres, colegas profissionais, funcionárias, pacientes e familiares por esse dia tão especial.







(20-01-2015) 

Case Report


A Equipe Indor continua com a série de casos clínicos que auxiliam o cirurgião-dentista no seu dia a dia. Para conferir os artigos, basta acessar a área Profissionais em nossa página ou então visitar nosso facebook.






(10-12-2014) 
 
Boas Festas


A Equipe Indor deseja a todos seus colaboradores, colegas e pacientes um ótimo Natal e um Ano Novo de grandes conquistas.







(20-10-2014) 
Confira a matéria aqui.
Liga Acadêmica de Radiologia da FOUSP


Prof. Israel Chilvarquer colabora na criação da LARO - Liga Acadêmica de Radiologia Odontológica da FOUSP e destaca a importância da Liga no contexto do aprendizado dos alunos da Faculdade. Confira essa matéria na íntegra, acessando este link.



 


(28-08-2014) 
Case Report


A Equipe Indor deu início à uma série de artigos que auxiliará o cirurgião-dentista no seu dia a dia. Para conferir os artigos, fique atento à nossa página no Facebook ou então nos envie seu email para adicionarmos em nossa lista de envio.


 

(09-12-2013) 
Boas Festas!


A Equipe Indor deseja à todos colegas, colaboradores, pacientes e familiares um ótimo Natal e um Ano novo de muita saúde e repleto de novas realizações!



(21-07-2013) 
Indor inova mais uma vez e traz para o Brasil o aparelho Veraview Epocs R100

Recém-lançado no mercado japonês, único no Brasil e 1º da América Latina, o novo aparelho oferece inúmeros benefícios, entre eles:
- Tomografias de Médio e Pequeno Volume.
- Panorâmica, Tele e TC em High Definition (HD).
- Menor dose nominal de radiação do mercado (26 micro-Sv).
- Tempo de reconstrução de apenas 50 segundos.
- Tempo de captura de 9,4 segundos.
- Paciente liberado em apenas 5 minutos.
- Tecnologia que segue as novas Normas da Academia Européia de Radiologia e Imaginologia*.


(20-07-2013)

Equipe Indor, buscando manter estudantes e profissionais atualizados, colabora em importantes obras da área odontológica lançadas neste ano.

     No livro Fundamentos da Odontologia - Radiologia Odontológica e Imaginologia - 2ªedição, 
que contou com a organização da professora Marlene Fenyo e outros  docentes da Disciplina 
de Radiologia da FOUSP, a equipe do Instituto participou diretamente de 4 capítulos através 
dos doutores Israel Chilvarquer, Lilian Chilvarquer, Michel Lipiec, Jorge Hayek e Marcia Provenzano. 

     Já na obra do Dr. Eurípedes Vedovato - Protocolo Branemark, os doutores Israel, Lilian e Jorge
escreveram 1 capítulo e acompanharam o passo a passo de diversos casos apresentados na
edição.

     No livro Implantodontia Clínica - baseado em evidência científica, cujos autores foram os Doutores
Jamil Awad Shibi, Sérgio Jorge Jayme e André Zétola, a equipe do Indor também marcou presença
com a participação em capítulos através da colaboração dos doutores Israel, Lilian, Michel, Jorge e Marcia.






(20-04-2013) 
Indor fecha parceria com Diagnostika para propiciar mais benefícios à seus colaboradores

     Com foco na excelência em Diagnóstico para o cirurgião-dentista, o Indor e a Diagnóstika oferecem a partir de agora mais um serviço diferenciado em Patologia Bucal direcionado à classe odontológica. São oferecidos diversos exames: Parocheck (detecção de bactérias nas periodontites e periimplantites), Citologia em meio líquido, Imunofluorescência, entre outros. Para maiores informações acesse www.indor.com.br ou entre em contato através da Central de Relacionamento DIAGNÓSTIKA atendimento@diagnostika.med.br, telefone (11) 3549-2222 e saiba como fazer para enviar seus exames.


(20-09-2012) 
Estudo aponta riscos de câncer em crianças submetidas à tomografia computadorizada

     Prof. Israel Chilvarquer concede entrevista ao Jornal da APCD do mês de setembro e comenta sobre o assunto polêmico dos efeitos deletérios das radiações ionizantes, desmistificando cientificamente os usos e abusos da tomografia computadorizada.


(22-06-2012) 
Indor inaugura novo exame: o Perfil de Halitose

     O Indor se uniu ao Halicenter - Centro de Diagnóstico de Halitose, que realiza o exame do mau hálito de forma simples, rápida e de laudo preciso. Através dele é possível detectar a origem e sugerir um tratamento de sucesso. Os exames são realizados nas sedes do Indor e e o laudo enviado diretamente ao cirurgião dentista que inicia o tratamento de seu paciente no seu próprio consultório. Para mais informações, entre em contato através da central de atendimento: 3862-3222 ou 3862-8606.

(26-03-2012) 
Convite para capítulo de livro

   Prof. Israel é convidado a colaborar para a elaboração de capítulo no Livro ABENO - Imaginologia Odontológica, no capítulo intitulado Tomografia Computadorizada Volumétrica, organizada pelo Prof. Dr. Claudio Fróes de Freitas e Grupo A, formado pela Editoras Artmed, Bookman, Artes Médicas e McGraw-Hill do Brasil.

(23-03-2012)
Publicação de trabalho

   Equipe de pesquisadores tem trabalho aceito no IADR 2012. O trabalho entitulado de Bone Tissue Amount Related to Upper Incisors Tipping: CBCT Study, será apresentado nos dias 20 a 23 de junho na cidade de Foz do Iguaço-Brasil. Mais informações: http://www.iadr.com

(01-03-2012)
Convite para apresentação

   Prof. Israel Chivarquer, Diretor Clínico do Indor e Professor da Faculdade de Odontologia da USP é convidado a participar do 6º Encontro Anual da GBRPI (Grupo Brasileiro de Reciclagem em Prótese e Implante), realizado na cidade de Campos do Jordão no dia 31/02/2012. Tema: Perspectivas cirúrgicas e protéticas em cirurgia guiada no Brasil. Mais informações: http://www.gbrpi.com.br/

(24-02-2012)
Utilidade Pública

   O Ministério da Justiça, através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação certifica o Instituto Branemark como um Instituto de Utilidade Pública Federal, através dos seus serviços prestados.
                                                                  

(ed.44 - 2011)
Confira abaixo trechos da entrevista concedida à Revista da APCD - Jd. Paulista:


No futuro, que avanços o clínico pode esperar no que se refere ao diagnóstico por imagem? 
   Nos últimos anos, nenhuma outra técnica de diagnóstico por imagem evoluiu tanto quanto a Tomografia Computadorizada Volumétrica (TCV). As imagens da TCV apresentam boa aplicação para avaliação da região crânio-facial, em especial para avaliar tecido ósseo e tecidos duros do órgão dental. Os aparelhos de TCV diferem quanto ao tipo de sensor, resolução de imagem, software e tamanho do campo de visão (FOV). Os avanços nessa área estão direcionados para o desenvolvimento de tomógrafos dedicados ao complexo maxilo-facial que utilizam FOV reduzido, ou seja, realizam uma varredura de pequeno volume.
   Os aparelhos de pequeno volume possuem um FOV de 8cm x 8cm. Além da diminuição da área de varredura do exame reduzir a dose de radiação recebida pelo paciente, esses equipamentos foram desenvolvidos para realizar capturas com alta resolução espacial e de contraste. A imagem produzida apresenta excelente qualidade, sendo assim mais apropriada para a visualização das estruturas dento-alveolares e mais adequada para casos de Endodontia, como na investigação de fraturas dentárias e reabsorções, pois é possível realizar uma minuciosa avaliação de uma região específica.
   Os equipamentos de grande volume possuem um FOV de 12cmx12cm e 18cmx22cm e são capazes de captar diferentes extensões da região maxilo-facial. A qualidade da imagem produzida é geralmente inferior a dos tomógrafos de pequeno volume, além de utilizar maior dose de radiação. As tomografias de grande volume podem gerar reconstruções panorâmicas, multiplanares,  tridimensionais e bidimensionais (lateral, frontal e axial) sem distorções.  Essas aquisições são de grande importância na avaliação de patologias extensas, Ortodontia e traumatologia. Além disso, essas capturas foram desenvolvidas para serem aplicadas em softwares específicos de planejamento, como Dolphin, DentalSlice, SimPlant (Materialise, Leuven, Bélgica), Nobel Biocare (Suécia).
   O cirurgião dentista deve estar ciente desses avanços, uma vez que já estão atualmente disponíveis e que apresentam grandes implicações em sua prática clínica. 

Atualmente, podemos afirmar que a classe odontológica já está completamente integrada com a radiologia digital? 
   A utilização de imagens digitais na prática odontológica já é uma realidade nos dias atuais. Os rápidos avanços em tecnologia digital causaram um impacto significante nas áreas da saúde, inclusive na Odontologia, com a introdução da radiografia digital. O primeiro sistema digital comercialmente disponível foi o sistema digital direto RadioVisoGraphy (Trophy Radiologe, Vicennes, França).
   Atualmente, as imagens digitais podem ser obtidas de duas formas: pela forma direta, com sensores de CCD (Charge Couple Device), ou pela forma indireta, pelas placas de fósforo. Independente da forma selecionada, essa tecnologia trouxe inúmeras vantagens, principalmente no que se refere a diminuição de aproximadamente 80% da dose de radiação recebida pelo paciente.
   Nos sistemas digitais, a captura da imagem é rápida e eficiente, o que otimiza a rotina clínica. Com isso, há o aprimoramento do processo de diagnóstico uma vez que a alta sensibilidade do sistema possibilita a obtenção de imagens de alta qualidade, proporcionando maior sensibilidade na detecção precoce de alterações e/ou patologias.
  As imagens também podem ser processadas e manipuladas por meio de softwares sofisticados, com aplicativos que permitem maior definição e contraste às estruturas ósseas e dentárias, o que elimina o processamento convencional e favorece a proteção do meio ambiente.
  As imagens são capturadas e armazenadas diretamente no computador, impedindo a degradação da imagem durante o tempo e podendo ser transmitidas para qualquer outro profissional. O armazenamento digital também reduz o volume de arquivo físico e possibilita a facilidade de comunicação entre profissionais, permitindo a transmissão entre longas distâncias.
   Um grande debate sobre as implicações legais e jurídicas da utilização de imagens digitais faz com que poucos profissionais ainda tenham receio de migrar definitivamente para essa tecnologia em seus consultórios. É de conhecimento geral que as imagens digitais podem ser alteradas por softwares de design gráfico. Entretanto, a autenticação de arquivos digitais os torna imutáveis e com validade jurídica em âmbito nacional. Dessa forma, tanto os prontuários odontológicos quanto o banco de dados de imagem de um paciente podem ser mantidos em arquivos eletrônicos autenticados e armazenados indefinidamente. É importante lembrar que, quando autenticados, os arquivos digitais são confiáveis, enquanto os documentos em papel podem ser alterados e falsificados com grande facilidade. 

Quais os aspectos mais importantes na documentação imaginológica dos pacientes no que se refere aos aspectos jurídicos­­? 
   As imagens dos pacientes, sejam elas arquivos digitais ou filmes, fazem parte do prontuário odontológico no qual o cirurgião dentista registra todos os procedimentos realizados em seus pacientes. A documentação deve ser guardada pelo profissional por pelo menos 10 anos após o término de um tratamento.
  As imagens digitais facilitam este arquivamento desde que se tenham alguns cuidados como backup diário, cópias de segurança, arquivos organizados de forma ordenada e certificação digital.
  A Certificação Digital é a assinatura virtual do indivíduo, permitindo a emissão de um documento digital, garantindo assim a sua autenticidade, integridade e validade jurídica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário